AS ABELHAS
Vinicius de Moraes, Luis Enrique Bacalov
A abelha-mestra
E as abelhinhas
Estão todas prontinhas
Para ir para a festa
Num zune que zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa
As abelhas podem ser bem miudinhas, pequenininhas e caberem nas pontas dos dedos, mas são gigantes na sua importância para o meio ambiente. Muitas vezes temidas e incompreendidas, as abelhas cumprem um papel fundamental para a vida no nosso planeta. Esses seres tão pequenos têm um dia mundial - 20 de maio- e um dia nacional só delas, comemorado no dia 03 de outubro.
As abelhas são seres que vivem coletivamente, trabalham e se organizam em uma sociedade dividida em abelha rainha, abelhas operárias e zangões que habitam a colmeia. A abelha rainha é responsável pela postura dos ovos e a manutenção da ordem social na colmeia; as operárias são encarregadas da alimentação, limpeza e defesa da colmeia; já os zangões têm a função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.
Em função do aumento de pesticidas e agrotóxicos nas plantações, perda de habitat e as mudanças climáticas as abelhas estão sumindo em todas as partes do mundo. A diminuição do número de abelhas no planeta traz consequências severas ao planeta, uma vez que as abelhas são agentes de polinização. O trabalho polinizador das abelhas é fundamental para a produção de alimentos em quantidade e qualidade tanto para os seres humanos quanto para os animais.
“As abelhas são amplamente reconhecidas por sua importante contribuição para a segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável, saúde ambiental e dos ecossistemas, além do enriquecimento da biodiversidade.
No entanto, e por todo o mundo, cada vez mais espécies de polinizadores estão desaparecendo devido a vários fatores, a maioria de origem humana”, segundo a FAO (Organizações Unidas para Agricultura e Alimentação).
O site BH Recicla e o ONU News trazem uma série de ações que podemos adotar no nosso cotidiano para ajudar na preservação das abelhas:
cultive espécies nativas que floresçam em diferentes estações;
dê preferência a produtores locais de mel;
procure consumir de produtores e fontes sustentáveis;
evite pesticidas, herbicidas e qualquer outro produto que possa ser nocivo para elas
mantenha uma fonte de água para as abelhas;
plantar e proteger as flores que podem servir-lhes de alimento;
não matá-las e preservar suas colmeias;
consumir mais produtos orgânicos, uma vez que eles não são cultivados à base de agrotóxicos;
cobrar ações do governo a favor do desenvolvimento sustentável, contra o desmatamento e a favor da preservação do meio ambiente;
Manter-se atualizado quanto aos problemas ambientais e suas medidas e procurar conscientizar outras pessoas quanto à importância das questões ecológicas.
Será que essa mesma abelha encontrada nas cantinas e lixeiras é também aquela que está fazendo falta para a polinização das plantas?
No site Ciência no Ar da UFMG há um podcast que procura esclarecer a origem e o porquê de algumas abelhas estarem presentes algumas vezes rondando latinhas de refrigerantes, copos de sucos e outros recursos que elas encontram nos lixos. Vale a pena conferir!
10 curiosidades sobre essas pequenas notáveis
As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos
Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado.
Uma abelha voa a uma velocidade de 25 km/hora
As abelhas visitam quase quatro milhões de flores para produzir 1 kg de mel
A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida
A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões
Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia
Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.
Nas estações mais frias do ano, quando há escassez de alimentos, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou de frio
Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.
Mais informações sobre as abelhas:
Comments